Onde atuamos

O Instituto Cultural Floresta está focado em ações planejadas, em linha com as diretrizes estruturantes aprovadas pelo Conselho. Os recursos eventualmente levantados por meio de doadores para ações diretas são captados com compromisso prévio quanto a finalidade, prazo e emprego. O Instituto Cultural Floresta tem como objetivo principal o suporte aos profissionais e forças de segurança pública no estado do Rio Grande do Sul, fomento de ações em educação e apoio aos órgãos de saúde em situação de excepcionalidade. Os conselheiros, diretores e corpo técnico do ICF atuam de forma voluntária, não remunerada.

A atuação do Instituto Cultural Floresta no âmbito do PISEG se dá pela reunião de doadores e direcionamento de recursos para projetos existentes. Aos doadores relacionados ao ICF é realizada indicação de projetos pré-validados e com demandas confirmadas, sempre atendendo ao modelo previsto na Lei Complementar nº 15.224, de 10/09/2018 e regulamentações relacionadas. A previsão legal demanda que o Estado tenha os itens cadastrados e viáveis para aquisição, e posteriormente projetos ligando o item ao demandante. A indicação de itens, cadastro para aquisição, negociações, compra e recebimento são realizados pelos órgãos competentes do Estado.

Segurança Pública

Sem se sobrepor ou substituir o Estado, a sociedade civil, de forma estruturada, transparente e com equidade tem como contribuir para o enfrentamento da violência e construir uma nova relação com as instituições públicas da área, por meio de iniciativas de curto, médio e longo prazos.

Educação

Estimular o amplo acesso à Educação de Qualidade é responsabilidade de todos os cidadãos e melhor caminho para mudanças estruturais positivas na sociedade.

Como atuamos

Apoio e financiamento a projetos próprios e de terceiros alinhados com o propósito e os valores da instituição e que observem os seguintes critérios:

  • Idoneidade do proponente e observância às leis do país
  • Apartidarismo
  • Sustentabilidade financeira comprovada para realizar o projeto
  • Possibilidade de medir resultados
  • Transparência na prestação de contas
  • Mobilização da sociedade civil para contribuir com as iniciativas que busquem melhorar a Segurança Pública e a Educação no Rio Grande do Sul